Cinema de Arte apresenta Semana do Cinema Político no UCI KINOPLEX Iguatemi

cinemas

Com o objetivo promover a reflexão política no atual contexto eleitoral brasileiro, o projeto Cinema de Arte realiza de 23 a 29 de outubro semana de exibição de filmes com temática política. Composta por cinco filmes, duas produções nacionais e três estrangeiras, a mostra estará em cartaz no UCI Kinoplex Iguatemi. Todos os longas são da distribuidora Pandora Filmes e serão exibidas em versão digital.

O filme brasileiro “A Primeira Missa” dá início às exibições nesta quinta-feira (23). Inspirado no quadro “A Primeira missa no Brasil”, de Victor Meirelles, com intervenções dos poderes público e econômico na realização do filme dentro do filme, a cineasta Ana Carolina faz uma crítica às dificuldades de se fazer cinema no Brasil. Conta em seu elenco com atores portugueses e com as participações especiais de Fernanda Montenegro e Rita Lee. O último filme que Ana Carolina havia realizado, Gregório de Mattos (2003), foi há 11 anos.

Já o longa de produção francesa “O Amor é Um Crime Perfeito”, direção de Arnaud Laurrieu e Jean-Marie Larrieu, estará em cartaz nos dias 24 e 26.  O drama conta a história de um professor universitário solteiro e que mora com a irmã em um chalé isolado em uma região de lagos e montanhas entre a França e a Suíça. Ele costuma ter casos de amor com suas alunas. Um dia, porém, uma delas desaparece. Ele então conhece a mãe da garota desaparecida, que o procura para saber mais sobre a filha.

Nos dias 25 e 27, será apresentado “O Estudante”. A produção argentina conta a história de Roque, um jovem do interior, que chega a Buenos Aires para recomeçar a faculdade pela 3ª vez. Sem interesse nas aulas, ele se ocupa fazendo amigos e conhecendo garotas. Até que uma delas o apresenta ao mundo da militância política. Numa das reuniões do partido dela, ele conhece um ex-político e professor da universidade. Com ele, Roque aprende a ser líder estudantil e encontra sua vocação.

cinem

No dia 28, será exibida a produção suíça “Longwave – Nas Ondas da Revolução”. A comédia ambientada em abril de 1974 conta a história de dois jornalistas de uma rádio suíça que são enviados a Portugal para uma reportagem. A Kombi na qual eles viajam acaba sendo carregada para dentro da Revolução dos Cravos, movimento histórico e político que transformou Portugal.

Encerrando a mostra, o longa brasileiro: “Jogo das Decapitações” ficará em cartaz no dia 29. Com Clarisse Abujamra e Fernando Alves Pinto nos papéis de mãe e filho, Jogo das Decapitações aborda temas atuais e intrínsecos à realidade brasileira: prisões arbitrárias, tortura nas cadeias, indignação, cobertura da mídia de maneira espetaculosa, organizações não-governamentais que têm nobres intenções mas ajudam a estigmatizar determinados grupos.

Para o diretor, Sérgio Bianchi, há aceitação de parte da população brasileira para o que acontece nos presídios hoje em dia, mas revolta quando se pensa no que aconteceu entre o final dos anos 60 e a década seguinte durante a ditadura militar que governou o Brasil.

Através de diálogos entre mãe e filho, cenas de repressão policial, conversas em universidade sobre “capital” e “trabalho”, manifestações que tomam conta das ruas, jovens e seus discursos inflamados, temos um pequeno retrato do nosso país.

Confira a programação da Mostra:

23/10 – A PRIMEIRA MISSA (BRASIL, 2014, 90’, 16ª), de Ana Carolina

24 e 26/10 –   O AMOR É UM CRIME PERFEITO (FRANÇA, 2013, 111’, 16ª), de Arnaud e Jean-Marie Larrieu

25 e 27/10  – O ESTUDANTE (ARGENTINA, 2011, 110’, 16a), de Santiago Mitre

28/10  – LONNGWAVE – NAS ONDAS DA REVOLUÇÃO (SUIÇA, 2013, 85’, 14a), de Lionel Baier .

Dia 29/10  – JOGO DAS DECAPITAÇÕES (BRASIL, 2014, 96’, 16ª), de Sérgio Bianchi

Sobre o Cinema de Arte

Com 51 anos de atividade em Fortaleza (CE), o projeto cultural Cinema de Arte é considerado o de maior longevidade na capital. Foi idealizado pelo cineclubista Darcy Costa, um dos fundadores de outra iniciativa: o Clube de Cinema de Fortaleza, que inspirou cineastas e críticos cearenses.

No decorrer  de  sua história, o Cinema de Arte foi exibido em alguns  cinemas existentes em Fortaleza até a década de 90, como o Cine Diogo, Cine Familiar, Cine Center Um/Gazeta e Cine Fortaleza. Desde 2004, o projeto funciona no UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza. O Cinema de Arte também tem espaço em Recife (PE), nos cinemas UCI Kinoplex.

SOBRE A UCI

Sinônimo de qualidade e tecnologia, a UCI (United Cinemas International Ltda), há 16 anos no Brasil, possui 22 complexos espalhados pelas principais cidades do país: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), São Luís (MA) e Campo Grande (MS) totalizando 192 salas. A rede é responsável pelo maior cinema do Brasil, o UCI NYCC, localizado no Rio de Janeiro e responsável pelo maior número de público do país desde sua inauguração. Em 2013, manteve sua liderança atraindo mais de 1 milhão e 900 mil espectadores.

Serviço:

UCI Kinoplex Iguatemi

Washington Soares, 85/ Loja 600 – UCI Atende 3230-5050

Cocó – Fortaleza – Ceará – CEP: 60811-340

Mais informações sobre venda de ingressos e programações estão disponíveis nos balcões de atendimento, caixas de autoatendimento, através do site da rede www.ucicinemas.com.br ou do Cinema de Arte: http://www.cinemadearte.com.br/

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*