m sua 6ª edição o Festival Choro Jazz chega consolidado aos palcos do circuito musical nacional e internacional, e novamente se apresenta em Fortaleza, pelo terceiro ano consecutivo, antes de seguir para a bela e paradisíaca praia de Jericoacoara com sua já tradicional semana musical, incluindo a presença de alguns dos mais renomados músicos do mundo. O Festival, é totalmente gratuito, acontece de 27 a 29 de novembro, no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, e de 02 a 07 de dezembro, na Praça Principal de Jericoacoara.
Com direção artística do produtor musical Capucho, o Festival é uma realização da Capucho Produções. A edição deste ano foi contemplada na seleção pública do Petrobras Cultural e conta ainda com apoio cultural da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Centro Cultural Dragão do Mar e Secretaria de Turismo do Ceará; patrocínio do Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Virão ao Estado nomes consagrados da música brasileira, como João Donato, a parceria instrumental do Duo Fel; o talentoso quarteto de François de Lima; Márcio Bahia com seu exímio quinteto, e músicos prestigiados internacionalmente, a exemplo do Mario Liginha Trio; de Portugal. Serão ao todo mais de 20 atrações, uma programação* completa com espetáculos, exposições e oficinas, nas cidades de Fortaleza – Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar e Jijoca de Jericoacoara – Praça Principal.
O projeto proporciona um panorama que transita entre as diversas regiões do Brasil e suas origens musicais por meio de uma programação que contempla representantes de diferentes estados, além de promover o intercambio cultural com convidados internacionais que são referência no meio. Desta forma, o Festival Choro Jazz fomenta a composição de uma partitura rara e fecunda a ser percorrida pelo público durante intensos dias repletos dessa atmosfera musical. A aproximação dos gêneros musicais que batizam o festival provoca a troca entre músicos e estilos proporcionando a experimentação sonora da audácia, virtuosismo e improvisação, de forma graciosa e principalmente maliciosa. O público é presenteado com um panorama musical cheio de nuances, estilos e sotaques diversificados. Um repertório que raramente é incluído nas temporadas de shows tradicionais.
Após os shows na capital cearense, o festival atravessa as dunas e chega a Jericoacoara que será mais uma vez palco do Festival. Uma das mais famosas praias do mundo, esse pequeno paraíso está localizado a 300 km de Fortaleza. Jeri, como é carinhosamente chamada por seus admiradores, integra o Parque Nacional de Jericoacoara – IBAMA, repleta de dunas, belas formações rochosas, praias desertas e exuberantes lagoas de águas cristalinas. Destinos concorridos nos principais roteiros de turismo. As cidades de Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara recebem anualmente milhares de turistas oriundos de todos os cantos do planeta, atraídos pela beleza natural.
Aliada às apresentações musicais, o Festival Choro Jazz oferece ainda, gratuitamente, uma consistente programação pedagógica com ênfase na música instrumental, sua riqueza e multiplicidade de formas.
O Festival compreende, portanto, um conjunto de vivências artísticas e um território propício para novas criações, em busca da extensão da produção de conhecimento e ambiência para o fluxo de informação, compromissado com a valorização e democratização da cultura.
Atividades extras
A partir do dia 09 de dezembro, logo após o término da 6ª edição do Festival Choro Jazz em Jericoacoara, acontece o I Camp Choro Jazz Sambaíba. O evento promove cinco dias de imersão no aprendizado musical, na troca de experiências e no exercício da criatividade, tudo isso em um cenário paradisíaco e com a presença de alguns dos maiores nomes da nossa música.
A programação inclui oficinas de instrumento e prática de conjunto, sessões de apreciação audiovisual e acesso às jams que ocorrem durante todo o período. Os professores são reconhecidos e atuam nas mais diversas áreas da música: Cleber Almeida – Bateria e Ritmos do Nordeste; Alessandro Penezzi – Violão e Choro; Alexandre Ribeiro – Clarinete; Cacá Malaquias – Sopro e Prática de Conjunto; Pedro Amorim – Samba; Paula Santoro – Oficina de Canto.
Ao todo são 120 vagas, e o pacote que inclui: banheiros com chuveiro, cozinha comunitária com cozinheiro, 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), e espaço para acampar; custa R$950,00 até outubro/2014 e depois passa a R$1.050,00 a partir de novembro. O pagamento pode ser feito através do “paypal”.
Programação do 6° Festival Choro Jazz:
FORTALEZA
LOCAL: Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza – Ceará
27/11
10h – Workshop Duo Taufic
21h – Duo Taufic
22h30 – Jorge Cardoso
28/11
10h – Workshop Duo Fel
21h – Duofel
22h30 – Quarteto Só Alegria
29/11
10h – Workshop Quarteto Só Alegria
21h – Miramari – Andre Mehmari e Gabriele Mirabassi
22h30 – Ricardo Silveira Quarteto
JERICOACOARA
LOCAL: Praça Central da Vila de Jericoacoara
02/12
21h – Duo Taufic
22h30 – Marcio Bahia Quinteto
03/12
21h – Duofel
22h30 – Água de Moringa (part. especial Joel Nascimento)
04/12
21h – Ricardo Silveira
22h30 – François de Lima Quarteto
05/12
21h – Miramari – Andre Mehmari e Gabriele Mirabassi
22h30 – Mario Laginha Trio
06/12
21h – Filarmônica Israel Gomes
22h30 – João Donato
Programação Infantil
18h30 – Escola Choro Jazz Sambaíba
19h – Show Infantil Aquático (Ana Cristina)
07/12
21h – Quarteto Só Alegria
22h30 – Bandão Choro Jazz
Serviço:
6ª Edição Festival Choro Jazz