O livro-imagem O menino que amava futebol, do artista visual Glauco Sobreira, será lançado no dia 17 de maio, às 17 horas, no Espaço O POVO de Cultura & Arte. As aquarelas de Glauco Sobreira criam uma narrativa que permite múltiplas leituras que podem ser criadas pelos próprios leitores, crianças e adultos. Ao longo de 59 páginas, o artista pinta a história de um garoto que percorre a cidade jogando uma bola de papel jornal.
Neste jogo, o campo são as ruas, avenidas e becos.
Os carros em alta velocidade em pleno trânsito, passantes apressados e outros garotos se transformam a plateia de uma partida de futebol que parece ser solitária. Mas é só aparência. O garoto embala com os pés a memória das peladas de rua, o gosto pelo esporte tradicional brasileiro que anima meninos, homens e mulheres no Brasil.
O menino que amava futebol é a obra de estreia de Glauco como autor-ilustrados e marca também o lançamento de uma coleção de livros-imagens que as Edições Demócrito Rocha lançarão até o fim de 2014. Os outros livros são: O outro lado do medo, do designer e ilustrador Karlson Gracie, que narra por imagem a história de um pequeno zumbi que reinventa o medo, e A menina que colecionava borboletas, da arquiteta e ilustradora Luciene Lobo, uma delicada narrativa que envolve o amor à Natureza.
Durante o lançamento, haverá bate-papo com o autor e intervenções musicais com o músico e contador de histórias Teddy Williams, do grupo Casa do Conto. Com sessão de autógrafos, coquetel para os adultos e guloseimas para as crianças.
SOBRE O AUTOR
Glauco Sobreira é médico e artista visual. Participa desde o fim dos anos 1980 de exposições individuais e coletivas em vários estados brasileiros. Desde que estreou em 1988, ano em que também concluía o curso de Medicina pela UFC, Glauco está presente na cena das artes plásticas locais, sendo contemplado com prêmios e menções honrosas. Ilustrou vários livros infantojuvenis, entre eles: Nas Cordas do Arco-íris(Silvio Araújo); Vítor Cabeça-de-Vento (Tércia Montenegro); Rachel – O Mundo por Escrito (Tércia Montenegro); Joana e a Borboleta Verde (Arnóbio Cavalcante). Foi um dos criadores e coeditores da revista de arte Para Mamíferos, que reunia um grupo de intelectuais de Fortaleza em torno da publicação. Publicou o conto Como Sou Por Dentro, na coletânea de contos: O Cravo Roxo do Diabo:, o conto fantástico no Ceará(2011), organizado pelo escritor Pedro Salgueiro.
SERVIÇO
Lançamento do livro O menino que amava futebol (Edições Demócrito Rocha), do artista visual Glauco Sobreira. R$ 39,90
Quando: Dia 17 de maio, próximo sábado, às 17 horas
Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282, Joaquim Távora)