Nutricionista Daniel Coimbra garante que é possível manter o equilíbrio saudável na alimentação durante as festividades da Copa do Mundo
O Brasil vive um dos eventos que mais mexe com a rotina da população brasileira. Neste ano, o envolvimento é ainda maior. Afinal, a Copa do Mundo de 2014 acontece no País. Como se sabe, no momento de vibrar com a seleção, a torcida canarinho se reúne para fazer aquela festa. Além do espetáculo dos jogadores na TV e os amigos, o que não pode ficar de fora são as comidas e bebidas. E será que existe uma maneira de manter o equilíbrio na alimentação nesta época? Como montar um cardápio, com petiscos leves, que vão permitir torcer bem, de forma saudável, e não sair da dieta?
Quem garante que isso é possível é o nutricionista Daniel Coimbra. Especializado em Nutrição e Exercício Físico (Uece) e mestrando em Ciências Médicas (UFC), ele afirma que se pode, sim, pensar e elaborar pratos saudáveis e saborosos, que combinam com o clima de festa, ideal para quem vai receber a turma em casa para assistir os jogos da Copa. “É uma época em que as pessoas costumam comer e beber bastante para comemorar, aumentando em muito sua ingestão calórica, além de consumir, na maioria das vezes, a bebida que menos recomendo: a cerveja!”.
Para evitar os velhos ”tira-gostos”, desagradáveis para quem segue dieta, Daniel dá dicas de algumas receitas fitness, com as quais o torcedor pode optar e deixar de lado os petiscos ricos em frituras, gorduras trans e saturadas, carboidratos com alto índice glicêmico etc, enfim, tudo que é contrário ao estilo de vida saudável e fit.
A primeira pedida do nutricionista é excelente para substituir o queijo de coalho com presunto, calabresa, ricos em gordura. “Picadinho de queijo minas frescal light com geleia diet”. Basta 100 gramas de queijo minas picado com 100 gramas de geleia diet. “Uma gostosa mistura de doce com o leve sabor salgado do queijo minas”.
A segunda dica seriam torradas de pão 12 grãos com patê de atum com queijo cottage light caseiro. O pão pode ser torrado no grill convencional. E, para preparar o patê, coloca-se três colheres de sopa de queijo cottage light com uma lata de atum light no liquidificador, bate e depois leva à geladeira. Está pronto. “Não recomendo o uso dos industrializados por serem ricos em gordura e sódio”.
Salgados fit de batata doce com peito de frango desfiado ao forno são a terceira opção. Com apenas 200 gramas de batata doce e 100 gramas de frango consegue-se preparar em torno de 6 a 8 salgados (dependendo do tamanho), matar a vontade de comer algo “fora da dieta” e não ingerir uma refeição calórica.