Evento acontece no próximo dia 28 de novembro, no Buffet La Maison Dunas
No próximo dia 28 de novembro, no Buffet La Maison Dunas, acontece a 13ª edição da festa do Prêmio da Construção, promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-CE), que reúne empresários e autoridades, para reconhecer as ações exercidas em prol do desenvolvimento do setor e homenagear os grandes nomes que se destacaram em diversas categorias. Na ocasião, o sindicato recebe cerca de mil convidados, dentre autoridades, jornalistas, formadores de opinião, parceiros, associados e o empresariado local.
A festa deste ano terá os seguintes homenageados: Prêmio Resgate Histórico (TROFÉU CAIXA): Raimundo Saraiva Coelho, Tenente Coelho (in memoriam), Prêmio Tecnologia e Qualidade (TROFÉU TIGRE): Engenheiro Luciano Gonçalves Scipião, Prêmio Responsabilidade Social (TROFÉU FIEC): Projeto Mutirão do Bem da C. Rolim Engenharia, Prêmio Operário do Ano (TROFÉU GERDAU): Mestre Manoel Messias da Costa, da Scopa Engenharia e o Prêmio Desenvolvimento Setorial (TROFÉU CBIC): Beto Studart.
(André Montenegro de Holanda, presidente do Sinduscon-CE)
O grande destaque da noite ficará por conta do anúncio do vencedor da categoria: “Construtora do Ano”, que receberá o troféu Waldyr Diogo de Siqueira. Os finalistas são: Caltech Engenharia, Diagonal Engenharia, Dias de Sousa Construções, Fujita Engenharia, JVS Engenharia, Construtora Manhattan, Magis Incorporações, Construtora Mota Machado, Rizzato Correia Construtora. “O grande diferencial deste ano é a avaliação da ‘Construtora do Ano’. A ganhadora só saberá na hora, com sigilo total das informações”, enfatizou André Montenegro de Holanda, presidente do Sinduscon-CE.
A mudança do anúncio somente na hora da festa faz parte das alterações realizadas no processo de escolha dos agraciados, que foi reformulado com o intuito de dar maior clareza, transparência e objetividade a seleção da empresa vencedora. A metodologia do Prêmio “Construtora do Ano” consiste na aplicação de três check-lists comprovando as práticas, registros, documentações e controles, conforme normas e legislações pertinentes, fundamentados em três pilares: Gestão e Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. As empresas passaram por uma auditoria independente do Sinduscon-CE.
Atualmente, a construção civil emprega cerca de 90 mil trabalhadores em todo o Estado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Além disso, o setor segue crescendo anualmente acima da média econômica nacional e estadual. Segundo os últimos números do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), no Ceará essa alta foi de 4,72%, em 2012. O Sinduscon-CE representa mais de 680 empresas da construção civil associadas.