“Ventos de Agosto” em cartaz no Cinema de Arte do UCI KINOPLEX Iguatemi

cartaz_ventos_baixa

Por meio do projeto Cinema de Arte, a produção brasileira “Ventos de Agosto”  é a sessão de arte desta semana no UCI Kinoplex Iguatemi.  A história, que se passa no litoral do Nordeste, tem Shirley (Dandara de Morais) como protagonista. A jovem deixou a cidade grande para viver em uma pequena e pacata vila litorânea para cuidar de sua avó. Ela começa a trabalhar em uma plantação de coco, onde conhece Jaison (Geová Manoel dos Santos), um rapaz que também trabalha na fazenda e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo.

Com o mês de agosto, de fortes ventos, tempestades e marés altas, chega um estranho pesquisador na Vila para registrar o som dos ventos alísios que emanam da Zona de Convergência Intertropical. A partir daí, humanos e natureza marcarão as suas diferenças ao longo dos acontecimentos que se desdobrarão entre perda e memória, vida e morte, vento e mar.

Realizado de improviso, sem um roteiro específico para a personagem Shirley o cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, realizador dos documentários “Um Lugar Ao Sol” e “Domésticas”, foi filmando e montando simultaneamente, mas mantendo a lógica de uma história cheia de imprevistos e poesia.

O primeiro longa de ficção de Gabriel, “Ventos de Agosto” teve sua estreia no 67oFestival de Cinema de Locarno, na Suíça. Selecionado para a principal competição do evento, concorreu ao Leopardo de Ouro e lotou todas as salas em que foi exibido. O filme conquistou os seguintes prêmios: Menção Especial no Festival de Locarno (2014), Melhor Fotografia no 47º Festival de Brasília e Dandara de Morais levou o prêmio de melhor atriz também pelo 47º Festival de Brasília.

Sobre o Cinema de Arte

O Projeto Cultural Cinema de Arte, com 51 anos de existência, é criação de dois cearenses: Darcy Costa, cineclubista e fundador do Clube de Cinema de Fortaleza, e Luiz Severiano Ribeiro, fundador do Grupo Cinemas Severiano Ribeiro.

No decorrer de sua história, o Cinema de Arte foi exibido em alguns cinemas existentes em Fortaleza até a década de 90, como o Cine Diogo, Cine Familiar, Cine Center Um/Gazeta e Cine Fortaleza. Desde 2004, o projeto funciona no UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza. O Cinema de Arte também tem espaço em Recife (PE), nos cinemas UCI Kinoplex.

SOBRE A UCI

Sinônimo de qualidade e tecnologia, a UCI (United Cinemas International Ltda), há 16 anos no Brasil, possui 22 complexos espalhados pelas principais cidades do país: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), São Luís (MA) e Campo Grande (MS) totalizando 192 salas. A rede é responsável pelo maior cinema do Brasil, o UCI NYCC, localizado no Rio de Janeiro e responsável pelo maior número de público do país desde sua inauguração. Em 2013, manteve sua liderança atraindo mais de 1 milhão e 900 mil espectadores.

Serviço:

UCI Kinoplex Iguatemi

Washington Soares, 85/ Loja 600 – UCI Atende 3230-5050

Cocó – Fortaleza – Ceará

Mais informações sobre venda de ingressos e programações estão disponíveis nos balcões de atendimento, caixas de autoatendimento, através do site da redewww.ucicinemas.com.br ou do Cinema de Arte: //www.cinemadearte.com.br/.

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*