Com tema “Mãos à obra, mãos à moda”, o Dragão Fashion Brasil, evento sem fins lucrativos que nasceu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, lança para a sociedade mais um equipamento importante para a economia do Estado do Ceará, o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza
Inovação e criatividade não faltam no Dragão Fashion Brasil. E, neste ano, toda a exuberância do evento extrapola as passarelas e enche ainda mais os olhos de qualquer visitante, com desfiles em mega estrutura à beira-mar, o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. Realizado de 4 a 10 de maio em Fortaleza, o DFB apresenta, neste ano, atividades distribuídas em diversos locais, além do Terminal, trazendo moda autoral, desfiles comerciais, palestras, workshops e uma intensa programação cultural.
De 7 a 10 de maio, as ações se concentram no Terminal, que tem vista surpreendente da Praia Mansa e da Cidade de Fortaleza e será totalmente decorado e transformado para receber o maior evento de moda autoral do País. Assim, os desfiles e toda a programação acontecem em cenário espetacular, levando o público da 16ª edição do DFB a mergulhar em um universo em que a moda alavanca uma programação cultural intensa e diferenciada, além de ações que mobilizam profissionais renomados e novos talentos do setor, todos a convite do evento.
Ao todo, serão 32 desfiles e uma programação multicultural montada na estrutura. O DFB vai muito além das passarelas e traz em sua concepção toda uma ideologia de dar vitrine a novos talentos da moda brasileira, a partir da valorização da formação acadêmica e de espaços de integração e discussão. Para isso, fazem parte da programação do evento ações como o Concurso dos Novos; o projeto Comunidade Moda; e o Dragão Pensando Moda (DPM). Além da moda e da produção acadêmica, manifestações diversas como a gastronomia, as artes performáticas e a música compõem a pauta de ações culturais contempladas pelo DFB 2015. O público vai se deslumbrar com toda a estrutura montada para receber luais, bares, champanheria, food truck, Comidinhas de Rua e até um Lounge Praia especialmente pensado para o período, que vai receber atividades oferecidas ao público ao ar livre como aulas de Yoga, ginástica etc.
Na contramão da crise em que o País se encontra, o evento representa um setor que está em alta no mercado, revelando o diferencial da economia criativa do Estado do Ceará. Dados do Anuário da Moda do Ceará, lançado em 2014, mostram que a moda movimenta no Estado 64,9 mil empregos formais; 1,7 mil empresas do setor de têxteis e confeccionados somente no Ceará; e a estimativa de crescimento para o segmento é de 8,3% para o nicho de artigos confeccionados, e 4,6% para o de têxteis. “Mais que representar um segmento industrial/comercial, o DFB compreende moda como uma legítima forma de manifestação da cultura do nosso povo”, ressalta o idealizador e organizador do DFB, Cláudio Silveira.
A estrutura do DFB 2015 montada no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza conta com todo o cuidado e capricho que já é tradicional para a organização do evento, garantindo conforto e segurança para o público. Além disso, o Governo do Estado, que apresenta o DFB, vai oferecer todos os serviços necessários à população e ao bom funcionamento do evento, já que os cearenses são os grandes convidados para conhecerem o Terminal e a nova plataforma do DFB 2015.
SERVIÇO
DFB 2015
Data: 04 a 10 de maio
Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza e outros locais a serem divulgados posteriormente
Terminal de Passageiros de Fortaleza
Data: 07 a 10 de maio
Local: Porto do Mucuripe
Hora: A partir de 16 horas
***Censura para os desfiles 12 anos