Fortaleza sediará, nos próximos dias 27, 28 e 29 de maio, o XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica, o “Tórax 2015”. O evento, que é promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), será realizado na Fábrica de Negócios, no Hotel Praia Centro, e contará com a participação de palestrantes brasileiros e do exterior.
Esta é a primeira vez que a Capital sediará o encontro que tem como objetivo apresentar os avanços da ciência que envolve o tratamento de doenças dos órgãos da caixa torácica. A programação do Tórax 2015 inclui temas relevantes da atualidade, como a cirurgia minimamente invasiva, a oncologia torácica e o transplante de pulmão. O congresso ainda contemplará palestras e capacitações sobre cirurgia da parede torácica, da traqueia e das doenças supurativas.
O presidente do Tórax 2015, Dr. Antero Gomes Neto, destaca que não é por acaso que o evento está sendo realizado em Fortaleza. “A escolha do nosso estado foi pelo destaque que o Ceará tem na área da cirurgia torácica, sendo o único formador de profissionais da especialidade, nas regiões Norte e Nordeste, através do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes”, ressaltou. “Estamos trabalhando juntamente com a direção da entidade para realizar um dos melhores congressos da nossa sociedade, tanto do ponto de vista científico quanto social”, acrescentou o médico.
O evento vai reunir os maiores especialistas em cirurgia torácica no mundo. Dentre os 86 palestrantes confirmados, 10 são internacionais, como o professor americano Frank Detterbeck, chefe da disciplina de cirurgia torácica da Universidade de Yale (EUA), e o Dr. Jianxing He, diretor do Departamento de Cirurgia Torácica, do primeiro hospital afiliado da Faculdade de Medicina de Guangzhou (China), o Instituto Guangzhou de Doenças espiratórias. “Queremos contar com a participação de todos os profissionais de cirurgia torácica do país, que terão a oportunidade de compartilhar conhecimento e troca de experiências nas apresentações e discussões de temas livres”, ressaltou Dr. Antero.
Os participantes do congresso apresentarão 227 trabalhos científicos sobre estudos ligados à cirurgia torácica. Nesta edição do Tórax 2015 também será realizada, pela primeira vez dentro de seu cronograma, o I Curso de Oncologia Torácica, especialidade médica que estuda os tumores. Outro ponto da edição em Fortaleza é o apoio da Associação Latino América do Tórax, uma das mais importantes entidades da área no mundo.
Outro tema que será abordado é o pulmão artificial, cientificamente conhecido como ECMO – Oxigenador de membrana extra-corpóreo, moderno aparelho que substituí temporariamente o funcionamento do órgão natural, em caso de doenças graves, como câncer, ou em casos onde o paciente aguarda por um transplante. No Ceará, este procedimento é disponibilizado no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, um dos pioneiros na área da cirurgia torácica no país, sendo o único hospital das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil que realiza o transplante de pulmão.
Os profissionais podem se inscrever no Tórax 2015 até o dia 26 de maio, através do site oficial do evento (www.torax2015.com.br). Os candidatos podem ainda, caso seja de interesse, se inscrever apenas nos cursos de Oncologia Torácica e ECMO, independente da participação no congresso.
Serviço:
XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica
Data: 27 de maio a 29 de maio
Local: Fábrica de Negócios – Hotel Praia Centro
Realização: Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica
Site: www.torax2015.com.br