Museu da Indústria recebe exposição fotográfica

INDUSTRIA

O Museu da Indústria recebe até o dia 9 de maio a Exposição Centros, compostas por fotografias resultantes das andanças dos arquitetos João Lucas Vieira e Eugênio Moreira pelo Centro, Jacarecanga e Parangaba.

A mostra faz parte da programação do seminário “Memórias e Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Secretaria de Cultura do Município (Secultfor), que aconteceu de 14 a 16 de abril, no Museu da Indústria.

No final da década de 1950 o pensador francês Guy Debord propõe um procedimento de estudo psicogeográfico chamado de “Deriva”. Nele, uma pessoa ou grupo de pessoas deve, partindo de um lugar comum, rumar “à deriva”, deixando que o meio urbano crie seus próprios caminhos. Para além de seu uso no estudo das ações do ambiente urbano nas condições psíquicas e emocionais das pessoas, a deriva leva em conta o meio urbano como potencializador da situação de exploração vivida, entendendo como necessária uma inversão, onde a cidade se torna um espaço libertador.

A exposição Centros planeja, assim, a criação de uma deriva em um mapa psicogeográfico criado, transmutado em labirinto, conduzindo o expectador a explorar a cidade de Fortaleza a partir de outros ângulos, revelando o que não é facilmente visto.

Centros contará com um acervo de fotografias organizadas em ordem sentimental pelas paredes deste labirinto, cuja curadoria é alinhavada por uma série de textos de alta carga sígnica. Dentro da contradição possível na arte, propõe-se recriar o espaço urbano libertador no espaço-cubo fechado do museu.

Mais informações
Exposição “Centros”, dos arquitetos João Lucas Vieira e Eugênio Moreira.
Até 9 de maio
Salão Ciclo do Algodão – Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)
Visitação: Terça a Sábado, das 9h às 19h
(85) 3055 0271

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*