Na etapa cearense do festival, a programação acontece também no Crato, onde teve início no dia 18. Além do Ceará, esta edição do FTB acontece nos estados do Pará, Espírito Santos e Alagoas. Entre as atrações em Fortaleza, “Silêncio Total”, com Luiz Carlos Vasconcelos, e show de Chico César
Com atividades iniciadas no Crato no dia 18 deste mês, começa nesta segunda-feira, 24, a programação de Fortaleza do 17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB). As duas cidades representam a etapa Ceará deste projeto itinerante, que este ano circula por cidades de quatro estados e tem como foco nesta edição a Cena Paraibana.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Petrobras, o FTB tem programação gratuita em todos os estados e destaca-se pela abrangência, penetração e respaldo, sendo reconhecido como um dos festivais mais importantes da cena teatral brasileira.
CICLO DE DRAMATURGOS
Como parte do Festival, em Fortaleza e Crato começa nesta segunda-feira, 24, o Ciclo de Dramaturgos, que nas duas cidades se estende até o dia 28. Em Fortaleza será na Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221, Centro), das 14h às 18h, e no Crato, na Galeria do Centro Cultural do Araripe (Rua Ratisbona s/n Centro), das 18h às 22h. Para cada cidade foi escolhido um dramaturgo da Paraíba para gerir essa troca com os cearenses.
Quem conduz a atividade em Fortaleza é Paulo Vieira, dramaturgo, ator, diretor e professor no Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPb). No Crato, a atividade terá a participação de Astier Basílio, poeta, ficcionista e dramaturgo pernambucano radicado na Paraíba. Paulo Vieira e Astier vão conversar sobre seus textos, criações, métodos criativos e praticar exercícios com os participantes. Os interessados devem se inscrever por meio do site do FTB.
ESPETÁCULOS
De 26 a 29 (quarta a sábado) a Cena Paraibana estará nos palcos de Fortaleza e Crato, com espetáculos das principais companhias teatrais do estado. Em Fortaleza entram em cena:Coletivo de Teatro Alfenim (“Memórias de um cão” e “Brevidades“), Coletivo Tanz (espetáculo de rua “Terreiro Envergado“), Agitada Gang – Trupe de Atores e Palhaços da Paraíba(“Como nasce um cabra da peste“), Piollin Grupo de Teatro (“Silêncio Total“, solo de Luiz Carlos Vasconcelos como palhaço Xuxu) e o Grupo de Theatro Engenho Imaginário (“Zé Lins – O pássaro poeta“)
Os 05 (cinco) grupos encenam 06 (seis) espetáculos, somando 09 (nove) apresentações teatrais nos seguintes locais: Teatro Carlos Câmara, Theatro José de Alencar, Cuca Mondubim, Instituto Beatriz e Lauro Fiúza – IBLF, Cuca Barra, Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, Cuca Jangurussu e Anfiteatro do Centro Dragão do Mar.
Para o Crato seguem: Companhia Oxente (“Anáguas“), Coletivo Ser Tão Teatro (espetáculo de rua “Flor de Macambira“) e Grupo Teatro Bicorna (“Esparrela“). As apresentações na cidade da Região Metropolitana do Cariri serão realizadas no Centro Cultural do Araripe (Rffsa), Sesc-Crato e Praça Bicentenário.
SHOW DE CHICO CÉSAR EM FORTALEZA
Tem música também no Festival do Teatro Brasileiro. Na sexta-feira, 28, o cantor paraibano Chico César se apresenta, a partir das 21h30, na Praça da Gentilândia. No repertório, músicas novas, como a canção “Da Taça”, disponível para download gratuito no portal “Natura Musical” (www.naturamusical.com.br), e trabalhos anteriores, como “Mama África” e “Pensar em Você”.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA EDITAIS
No sábado, 29 de agosto, das 9h às 12h no Foyer do Theatro José de Alencar, o FTB realiza em Fortaleza o Workshop de Elaboração de Projetos para Editais, conduzido por Sérgio Bacelar, idealizador e coordenador do Festival. Com base no estudo do IV Edital do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, a atividade tem por objetivo avaliar estratégias de singularidade e competitividade de propostas.
Serão abordados os seguintes eixos: politica cultural da Petrobras Distribuidora; avaliação das inscrições das 3 edições do Programa; sigularidade das propostas; competitividade; alinhamento das propostas com as diretrizes das políticas cuturais. O workshop contará com a participação de Eliane Coelho, da Gerência de Patrocínio da Petrobras Distribuidora.As inscrições devem ser feitas pelo site do festival.
No Crato, um Curso de Elaboração de Projetos Culturais é ministrado por Joelmir Pinho, administrador com atuação em áreas como políticas públicas e gestão social, de 22 a 29, nasede do Grupo de Reisado da Mestra Mazé de Luna.
Ainda no Crato, tem continuidade até o dia 27 a “Oficina de Idealização e Gestão de Projetos Culturais“, ministradas por coordenadores do FTB, para alunos do Curso Técnico em Gestão Cultural, que é sediado na Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.
NÚMEROS DO FESTIVAL
Ao longo de 16 edições o FTB já realizou 631 apresentações de 179 espetáculos selecionados, com público superior a 245 mil espectadores. Um total de 44.900 crianças e jovens da rede pública de ensino participou das atividades educativas e cerca de 2.090 pessoas frequentaram as oficinas. Foram mais de 2.350 empregos temporários gerados até a edição de 2014.
Com inúmeras possibilidades de se mostrar um recorte da produção de um estado em outros cantos do país, o FTB é um projeto modular, que já tem seus objetivos traçados até o ano de 2018. É portanto, um projeto que exerce um importante papel com suas ações de complementação de política de estado.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Petrobras, o 17° FTB é uma realização da ALECRIM e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. Co-Realização no Crato: Prefeitura do Crato, via Secretaria de Cultura. Apoio Cultural: Teatro Carlos Câmara, Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, Teatro SESC Adalberto Vamozi, Instituto Teatro Público, Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Educação, Vila das Artes e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secutfor). Apoio Institucional: Ocupação Benfica, EPUCA, Beatos, Rede Cuca, Prefeitura de Fortaleza, via Coordenadoria da Juventude, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Produção: Quitanda das Artes, Cinco Elementos e Messin Eventos.
SERVIÇO
17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB) – Até 29 de agosto em Fortaleza e Crato. Informações: www.
Assessoria de Imprensa do FTB no Ceará