O POVO completa hoje 87 anos em uma história que se renova a cada notícia e a cada novo produto. Como parte da comemoração, ocorre nesta tarde a posse formal da nova ombudsman. A jornalista Tânia Alves assume a função em 2015, sucedendo Daniela Nogueira, que ocupou o cargo no ano passado.
Tânia, que trabalha no O POVO há 26 anos, conta que alcança a missão em um momento de intensa transformação da profissão. “Mas sei também que temos uma redação forte, que se recria, que não tem medo de turbulências, mas não esquece jamais da ternura e do amar. É assim que crescemos. É assim que caminhamos”, narra.
A diretora-executiva da redação, Ana Naddaf, destaca que manter a função, sustentada atualmente por apenas dois veículos de comunicação no Brasil, reforça o compromisso com a qualidade e com a credibilidade do jornalismo que fazemos. “Acredito que a nova ombudsman segue com uma tarefa que não é a mais fácil: a de ouvir críticas e garantir que o leitor seja representado em sua opinião. Em um mundo de redes sociais, o que o público mais quer é ser ouvido e opinar”, diz Naddaf.
Daniela Nogueira afirma que agiu durante o ano como ombudsman com liberdade e independência para tratar de todos os assuntos. “Há um leitor que é plural, atento e exigente. Orgulho-me de ter aprendido e reaprendido – com os colegas e com as pautas de que cuidei. Ter atuado como ombudsman me fornece mais um subsídio para continuar aprendendo a fazer o bom jornalismo”, reforça.
Jornal de Aço – Ao longo desta edição, depoimentos de cidadãos de Fortaleza narram a importância do O POVO para o Ceará, acompanhados de obras do artista plástico Sérvulo Esmeraldo. Em continuidade aos projetos multiplataforma, estreia hoje no portal O POVO Online o webdoc O Jornal de Aço de Sérvulo Esmeraldo, realizado pelo Núcleo de Reportagem Especial do O POVO.
Às 13 horas, a rádio O POVO/CBN traz o programa Debates O POVO Especial. Com apresentação de Ruy Lima, participarão da curadora de arte Dodora Guimarães, esposa de Sérvulo; do diretor institucional do Grupo, Plínio Bortolotti; e do membro do Conselho de Leitores, Saraiva Júnior.
Perfil da nova ombudsman – Tânia Alves é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Trabalha no O POVO há 26 anos. Em 2015, ocupará o cargo de ombudsman após oito anos como editora-executiva do Núcleo de Cotidiano, que engloba as editorias Cotidiano, Esportes e Ciência & Saúde. Foi integrante do Núcleo Gestor da redação do jornal e escrevia a coluna “Ceará”, publicada às sextas-feiras, sobre memórias do sertão. Iniciou a carreira como repórter de Esportes. Trabalhou ainda nas editorias de Política, Economia e foi editora do caderno Vida & Arte. Fez parte da redação do extinto jornal popular “Hoje”, do Grupo de Comunicação O POVO. Entre as coberturas das quais fez parte estão a morte do cardeal dom Aloísio Lorscheider, o assalto ao Banco Central e cadernos especiais.
Solenidade de posses – Para celebrar estes 87 anos de história, O POVO promove, no próximo dia 15, uma solenidade no Espaço O POVO de Cultura & Arte e nos jardins do jornal. Neste dia, haverá a posse oficial da nova ombudsman, a jornalista Tânia Alves, do novo Conselho de Leitores e dos novos Correspondentes O POVO nas escolas. Ocorrerá também a premiação dos blogs do ano O POVO.
“Este ano, além das 15 pessoas que formam o Conselho de Leitores, cuja missão é também lançar um olhar externo e crítico sobre o jornal, convidamos um estudante, ex-correspondente O POVO, para fazer parte do grupo. A ideia é incentivar esta leitura crítica no cotidiano desta nova audiência”, conta a diretora-executiva da redação, Ana Naddaf.
O projeto Correspondentes O POVO chega a sua quarta edição. Serão empossados 54 estudantes de escolas públicas e particulares, sendo dois correspondentes indígenas e dois de comunidade quilombola.
Votação elege “Blogs do ano O POVO” de 2014 – Os leitores já podem participar da premiação Blogs do Ano O POVO – 2014, que contempla cinco categorias: Melhor Blog O POVO em Audiência; Melhor Blog O POVO de Entretenimento; Melhor Blog O POVO de Esportes; Melhor Parceiro O POVO Escolha do Público; e Melhor Blog O POVO Escolha do Público. São, atualmente, 83 blogs, sendo 47 blogs O POVO e 36 parceiros. Para votar, o internauta deve acessar o blog; do lado direito de cada um tem um banner com a enquete: “Qual o seu blog O POVO favorito?” ou também poderá votar no canal de blogs no O POVO Online. Haverá ainda um júri composto pelos membros do Comitê de Mídias Sociais, que selecionarão o melhor nas categorias de Entretenimento, Esportes e o melhor blog O POVO. A votação segue até o dia 14 de janeiro. A coordenadora de mídias sociais do O POVO, Natércia Melo, explica que a iniciativa é um reconhecimento ao comprometimento dos blogueiros. “A partir do momento em que você tem a marca do O POVO no blog, você também é O POVO. A gente quer dar destaque para as pessoas que levam a nossa marca para onde vai”, diz.
18 anos de O POVO Online – A trajetória do O POVO Online é marcada por transformações. Em 1997, nos princípios da internet, o portal tinha um layout bem diferente do atual. Ao decorrer do tempo, vieram as mudanças. A aparência foi atualizada e a interatividade aumentou. “O POVO Online é um dos mais importantes portais do País. Lançado há 18 anos, é também um dos mais antigos do Brasil. Levamos informação, entretenimento e cultura para o cearense em qualquer lugar do mundo. Nosso maior valor é a credibilidade”, diz a editora executiva do portal, Juliana Matos Brito. Em 2014, as ferramentas do portal ajudaram a divulgar com agilidade e credibilidade as informações sobre as eleições. A cobertura mostrou, com pluralidade, todos os ângulos da corrida eleitoral em um amplo espaço de multimidialidade. O POVO Online criou plataformas especiais em 2014. Reunindo os principais fatos do ano, os internautas tiveram acesso a Retrospectiva 2014. O hotsite apresenta de forma interativa os principais fatos de cada mês do ano. O site também disponibiliza os cadernos especiais feitos pelo O POVO, como o Sertão a Ferro e Fogo, que conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Criação Gráfica em Jornal.