O POVO publica especial Os Quinzes

O POVO_Os Quinzes_18ago

Conteúdo conta com dois cadernos especiais e dois webdocs. São contadas histórias de quem supera as adversidades de conviver com a seca.

No quarto ano consecutivo da estiagem que atinge o Ceará, O POVO agrega à sua cobertura dois cadernos especiais para, mais uma vez, discutir as estratégias de convivência com a seca no Semiárido. O primeiro especial circula nesta terça-feira, 18 de agosto. O mote são os 100 anos da Seca do 15, perpetuada no romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, lançado em 1930.

Durante 15 dias, no fim da estação de chuva no Estado, os repórteres especiais Ana Mary C. Cavalcante, Cláudio Ribeiro e Demitri Túlio mais os repórteres fotográficos Fábio Lima e Rodrigo Carvalho, e os motoristas José Maria e Leandro, percorreram, em dois roteiros, cerca de 2.500 quilômetros pelas regiões mais atingidas pela seca. Encontraram histórias extraordinárias que mostram como é possível encarar a seca não como fenômeno, mas como realidade no cotidiano de quem vive por essas bandas do Planet

A jornalista Fátima Sudário, editora do Núcleo de Reportagem Especial, explica que foram selecionadas 15 histórias, um recorte capaz de mostrar que se os efeitos da seca ainda são devastadores e há um longo caminho a se percorrer, existem práticas e experiências que garantem uma convivência digna com a seca. “São relatos de uma força pungente e, ao mesmo tempo, pulsante. Com a disposição própria e mais os projetos governamentais, essas pessoas são uma amostra de para onde devemos caminhar, afinal a seca não é exceção. É parte do nosso cotidiano”, diz.

Ana Mary, Cláudio e Demitri observam que, diferentemente da Seca do 15 do século passado, neste “Quinze”, há Inácias e Vicentes (personagens do romance de Rachel de Queiroz) que não esperam só pela obra divina. Além da fé em São José, há muito trabalho e aprendizado que, de uma estiagem para outra, são colocados em prática e são fundamentais para as novas vivências.

Com imagens de Fábio e Rodrigo e o traço de Guabiras e Carlus Campos, o editor-executivo de Arte do O POVO, Gil Dicelli, é o responsável por uma concepção gráfica que vai surpreender o leitor/internauta. E mais: na ilha de edição, o repórter especial Émerson Maranhão e o jornalista Renato Ferreira costuraram documentários que desdobram e complementam a cobertura. Os webdocs são lançados com o caderno, o primeiro hoje, 18, e o segundo na terça-feira, dia 25.

Os cadernos Os Quinzes são parte de uma investigação jornalística (etnográfica) que o Núcleo de Reportagem Especial do O POVO vem fazendo, aos longo dos anos, sobre a vida do brasileiro que habita o Semiárido nordestino.

Confira o webdoc  “Os Quinzes – Capítulo 1”. 

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*