Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), tendo como base os anos anteriores, revelou que a procura por cirurgias plásticas no período das férias aumenta em 50% em todo o País, número que pode subir nas clínicas para até 60%, em média.
De acordo com o cirurgião plástico Erik Nery, membro da SBCP, realizar uma cirurgia plástica no período de férias “é uma excelente estratégia, pois assim se pode obter o tempo necessário para uma recuperação pós-operatória tranquila, sem preocupações com o trabalho, possibilitando um retorno sem inchaços ou dores”, afirma.
Erik explica, ainda, que os meses de junho e julho coincidem com o período de férias escolares, o que torna a época ideal para cirurgias como a otoplastia (correção de orelhas de abano) ou correção do desvio do septo, procedimentos comuns em alguns jovens. Ele alerta, no entanto, a necessidade de planejamento. “Para qualquer cirurgia estética, evite deixar a consulta para a última hora. Algumas semanas ou meses de antecedência resultarão em tranquilidade para a realização dos exames pré-operatórios, avaliação e, eventualmente, a correção de alguma alteração encontrada”, diz.
Entre o público feminino, as cirurgias plásticas mais procuradas são aquelas que buscam dar suavidade às estruturas faciais, como a plástica de pálpebras, além de dois velhos conhecidos para melhorar o contorno corporal: a lipoaspiração e o implante de silicone. Ambas as cirurgias têm rápida recuperação, além de resultados bem naturais, pois muitas incisões podem ficar escondidas. Assim como as mulheres, a ala masculina também aproveita o período para apostar em procedimentos que privilegiam as curvas, como a lipoaspiração e a ginecomastia, além de cirurgia de rejuvenescimento, principalmente nas pálpebras.
Confira, a seguir, as cirurgias plásticas mais procuradas por homens e mulheres nas férias:
Lipoaspiração
Indicação: procedimento indicado para o combate à gordura localizada.
Benefícios: ajuda a diminuir o acúmulo de gordura localizada na região do abdômen, cintura, costas e face interna das coxas. Com o uso da cinta elástica durante um mês e a realização da drenagem linfática, os resultados começam a aparecer num curto espaço de tempo. No entanto, é preciso levar em consideração a quantidade de gordura retirada do local. Quando se tira muito, os resultados tendem a demorar mais para aparecer.
Lipoenxertia estruturada
Indicação: recomendado para redução do volume de gordura em áreas localizadas e melhora do contorno corporal.
Benefícios: procedimento utiliza gordura removida de diversas partes do corpo, como cintura, costas e coxas, em locais onde falta volume, como bumbum e maçãs do rosto. Nesta técnica, hidrata-se a gordura lipoaspirada e reutiliza-se as células gordurosas mais puras como uma forma de fazer um preenchimento natural. O resultado é imediato, mas pode haver alguns hematomas, facilmente resolvidos com maquiagem.
Silicone nos seios
Indicação: ideal para mulheres com excesso de pele e flacidez na mama ou que desejam aumentar o tamanho dos seios.
Benefícios: cirurgia melhora o volume e a aparência das mamas. O resultado é praticamente imediato, apesar do inchaço comum do pós-operatório. O procedimento cirúrgico impede que as mulheres realizem atividades físicas por, no mínimo, quatro semanas.
Ginecomastia
Indicação: aplicada para a redução da mama masculina.
Benefícios: procedimento ameniza o volume da mama dos homens com lipoaspiração isolada ou associada com pequenas incisões na aréola. Muitos homens têm vergonha do volume das mamas. Por isso, a técnica de ginecomastia reduz bastante o incômodo. É uma cirurgia que oferece resultados imediatos. No entanto, deve-se usar um tecido compressivo no tórax durante um mês.
Plástica palpebral
Indicação: recomendada para combater as bolsas de gordura formadas sob os olhos.
Benefícios: ideal também para os homens de meia idade que se incomodam bastante com o problema, reduz o “olhar cansado”, retirando o excesso de pele pendente, principalmente sob as pálpebras inferiores. Nesta cirurgia, os pontos são removidos entre três e cinco dias, mas é necessário usar óculos escuros e maquiagem para disfarçar possíveis hematomas. Por ser simples, o método apresenta resultados em até dez dias, o que possibilita que a pessoa participe de eventos sociais, sem grandes restrições. Porém, vale a pena lembrar que todos os pacientes devem ser bem avaliados pelo médico, pois somente ele pode liberá-los para qualquer atividade.