Projeto Olhar Chivas invade as ruas do Recife

Binocular JK

Empresário pernambucano é um dos personagens da ação que tem como mote inspirar e mostrar atitudes que fazem a diferença na economia e na sociedade brasileira

Com o sucesso da campanha “Vença do Jeito Certo”, iniciada em 2014, o whisky super premium Chivas Regal dá continuidade ao manifesto estabelecido globalmente pela marca com o projeto Olhar Chivas – Vença do jeito certo. A partir de 23 de maio, a história de cinco brasileiros empreendedores de sucesso será contada através de 5 minidocumentários disponíveis em binoculares, que serão colocados em três pontos do Recife: na Avenida Boa Viagem, no nº 5800 (próximo ao Boa Viagem Praia Hotel e Hotel Atlante Plaza) e no posto 7 (próximo ao Barraca do Pezão), e na Avenida Sport Clube Recife (à frente do estádio de futebol).

Durante três semanas, os projetos da ProDeaf de Flávio Almeida, da estilista Flavia Aranha, Worldpackers de Ricardo Lima, Atados de André Cervi e Zerezes de Luiz Eduardo Rocha serão divulgados através dos Binoculares e servirão de inspiração para aqueles que sonham em um dia empreender.

“Vença do Jeito Certo” visa disseminar o conceito de empreendedorismo social que promove iniciativas, programas e ações que permitam que um grupo de pessoas, comunidade ou região se desenvolva de forma econômica e sustentável. Ou seja, empreender com o objetivo de gerar lucro.

Com tanta tecnologia disponível nos dias de hoje, algumas barreiras na comunicação ainda contam com muros altos. Ao perceber as dificuldades que um colega de faculdade tinha até mesmo para pedir um sanduíche, o pernambucano Flávio Almeida enxergou a oportunidade ideal para ajudar pessoas Brasil afora. Representante do Nordeste, a ProDeaf, app para smartphones e web, é possível traduzir o Português para Libras, a Língua Brasileira de Sinais, trouxe a inclusão social também para o meio digital, permitindo que surdos e ouvintes possam se comunicar, aproximando pessoas e transformando relações.

Olhar Chivas

As peças atemporais da designer Flávia Aranha trazem à tona a necessidade do consumo consciente e repensar o impacto gerado com a produção em massa. No seu ateliê, somente algodão puro, seda trabalhada manualmente, linha e lã fiada à mão, e pigmentos naturais, como urucum, açafrão, chás e argilas. Flávia não quer apenas oferecer produtos de qualidade, mas sim resgatar o valor do trabalho artesanal. Assim, trouxe para suas coleções o chamado tecido da floresta, produzido por uma comunidade de Machadinho D’Oeste, em Rondônia, ajudando os artesãos locais a reencontrar a importância e a beleza de seu trabalho.

Ricardo Lima, ou Riq, é um dos idealizadores da Worldpackers, plataforma que conecta viajantes a hospedagens, onde se pode trocar trabalho por estadia. Economista, deixou o emprego em um banco para realizar seu sonho: viajar o mundo. A ideia de estadia solidária veio quando Riq percebeu que, nas suas viagens a trabalho e hospedagem em hotéis cinco estrelas, ele não vivenciava a cultura local, não trocava experiências e nem conhecimentos. Foi então que percebeu que todos têm o direito de viajar, se transformar e ser mais feliz.

Reinserir a madeira ao invés de extraí-la deu origem à Zerezes. A riqueza que vem do descarte é o que move Luiz Rocha a recolher o material, muitas vezes nobre, nas caçambas das construções do centro e da zona portuária do Rio de Janeiro e criar armações de óculos de baixo impacto ambiental, resgatando a beleza do que virou lixo. Luiz não queria apenas tirar a matéria prima da rua e trabalhar com quantidades, o que mais importa é a qualidade. Produzidos manualmente, cada óculos traz a ressignificação das madeiras encontradas, gravada a laser em suas hastes.

Atados, do administrador André Cervi, une ONG’s que precisam de ajuda a aqueles que querem voluntariar, mas não sabem como nem por onde começar. Encontrar o sentido no próprio trabalho e descobrir atividades que dão prazer e atar-se a uma causa deram início à rede social.  O conceito simples se baseia no poder transformador de cada um – não se trata de apenas ajudar e sim de se envolver e crescer junto com cada organização. O resultado dessa união é a troca de aprendizados e experiências de uma rede invisível.

“O empreendedorismo social está enraizado no DNA de Chivas e, para nós, é natural difundir a sua importância e o impacto positivo que isso traz para toda a sociedade. Seja com a ressignificação de materiais ou com a aproximação entre voluntários e ONGS, é preciso incentivar novos negócios que tragam lucro, mas que consigam afetar, de maneira positiva, outras camadas das comunidades, levando desenvolvimento e oportunidades para todos”, afirma Rafael Souza, Gerente de grupo das marcas Brown Spirits da Pernod Ricard Brasil.

Antes de chegar à capital do frevo, os binoculares invadiram as ruas de São Paulo no final de abril. Durante o dia, promotoras ajudarão o público a conhecer o empreendedorismo social e se inspirar com as histórias de sucesso contadas por Chivas.

 

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*