Pela primeira vez na cidade, o evento “Experimentando Diferenças” leva sensações de esportes praticados por atletas paralímpicos ao público de Fortaleza
O Shopping Parangaba recebe nesta quarta-feira, 30, mais um projeto de cunho esportivo e social. Desta vez, o centro comercial sedia o “Experimentando Diferenças”, evento que tem o objetivo proporcionar momentos de vivência da rotina de atletas paralímpicos ao maior número de pessoas. No espaço montado no shopping, as pessoas passarão por experiências que mostram que as barreiras físicas não impõem limitações para que se tenha destaque no mundo dos esportes. Esta é a primeira vez que a capital cearense recebe o evento, que ficará aberto à visitação gratuita do público na praça central do Shopping Parangaba (piso L1), até o dia 08 de outubro, e terá funcionamento conforme horários do mall.
O Experimentando Diferenças, que é patrocinado pela Caixa Loterias, vai levar atividades esportivas desafiadoras, realizadas numa grande arena com a presença de monitores, onde o visitante tem a oportunidade de vivenciar modalidades do esporte adaptado. A iniciativa tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro.
“O Shopping Parangaba tem a honra de receber esse projeto como uma ação de apoio e incentivo às práticas esportivas e faz com que nosso público possa conhecer os esportes paralímpicos e, principalmente, promover a quebra de paradigmas”, destaca Felipe Bahiana, gerente de Marketing do Shopping Parangaba.
Além de games com simulação virtual de corrida e handbike, é possível, por exemplo, jogar futebol com os olhos vendados tendo uma bola sonora como estímulo ou conhecer o basquete a partir de uma cadeira de rodas. Os materiais esportivos utilizados no Experimentando Diferenças são os mesmos usados por atletas profissionais, de modo a assegurar alto padrão de qualidade.
“Muita gente não sabe, mas o Brasil não perde campeonatos no futebol de cegos há 08 anos. Troféus e títulos no basquete, judô, canoagem, atletismo, dentre outras modalidades esportivas adaptadas, são conquistas dos atletas brasileiros há muito tempo. Nosso sonho, desde que iniciamos o projeto em 2013, é que em 2016 o paradesporto e seus super atletas sejam mais conhecidos e que ganhem de uma vez por todas o coração da torcida brasileira”, diz Fernando Rigo, idealizador do projeto.
Para os atletas envolvidos, o contato com um público cada vez mais abrangente é bastante gratificante e motivador. “É um trabalho de divulgação que mexe com as pessoas. Elas saem com outra visão do atleta de paradesportos”, avalia Ricardo Alves, o Ricardinho da seleção brasileira de Futebol de 5, considerado internacionalmente como o Messi da categoria.
Cerca de 130 mil pessoas já aceitaram o desafio de “entrar na pele” de uma pessoa com deficiência ao praticar esportes. Em sua 29ª edição e com um cronograma que se estende até 2016, o projeto tem conseguido atingir o objetivo de dar visibilidade aos esportes adaptados para pessoas com deficiência e de conquistar o carinho da torcida brasileira. Para fazer bonito em 2016, a expectativa dos organizadores é que esta torcida esteja à altura dos desafios que eles vêm enfrentando.
Presenças de atletas no local:
- Quinta-feira (01/10) – 19h30 – Jovane Guissone (esgrima) e Joana Neves (natação)
- Sexta-feira (02/10) – 16h às 19h – Carlos Farrenberg (natação)
- Sábado (03/10) – 16h às 19h – Márcia Menezes (halterofilismo)
- Domingo (04/10) – 16h às 19h – Verônica Almeida (natação)
Serviço
Experimentando Diferenças
Data: De 30/9 a 08 de outubro
Horários: De segunda a sábado, 10h às 22h. Domingo, de 14h às 20h.
Local: Praça de central do Shopping Parangaba – Piso L1
Atração gratuita