A C. Rolim Engenharia lançará, neste sábado, 11 de junho, no bairro Cocó, a “Praça do Bem”. Com o intuito de dar utilidade aos terrenos adquiridos para construção dos seus empreendimentos entre o período de aquisição desses e o início de suas obras, intervalo que dura em torno de um ano e meio, a construtora optou por oferecer mais uma opção de espaço público para os fortalezenses. O projeto é uma parceria da C. Rolim Engenharia com o Estar Urbano visando a promoção de ações que promovam as Gentilezas Urbanas, estimulando a convivência saudável das pessoas nos espaços públicos da cidade. A “Praça do Bem” é itinerante, o que trará oportunidade de uso para moradores de outros bairros em futuros empreendimentos da construtora.
A primeira praça está situada no local onde será erguido o empreendimento Melodia (Rua Bento Alburquerque, 2010 – Cocó), em um terreno de 2000m². O nome do novo prédio inspirou e motivou o desenvolvimento dos brinquedos da praça, que lembram instrumentos musicais, e a oferta de um pequeno anfiteatro para apresentações artísticas. Os brinquedos foram pensados visando a reciclagem, com a reutilização e reinvenção dos materiais comuns em canteiros de obra. O xilofone gigante, por exemplo, foi construído com eucalipto e sobras de rodapé de alumínio. Canos de PVC utilizados em instalações hidráulicas dos edifícios foram transformados em uma escultura interativa capaz de reproduzir sons diversos. Já a arquibancada do anfiteatro foi feita com pallets reaproveitados e pintados com sobras de tinta de outras obras.
Além disso, carretéis de cabos elétricos descartados foram reutilizados e transformados em mesas para uma área de piquenique. Pneus foram transformados em jardineiras nas paredes e todo o espaço recebeu o plantio de mudas de árvores que serão, futuramente, doados às pessoas e outros espaços públicos permanentes da cidade. Foi instalado também um sistema de filtro de águas cinzas, que trata e reutiliza a água dispensada pelas instalações do stand do empreendimento. Os bancos bloco, origami e bola foram produzidos a partir de madeira de reflorestamento e instalados de tal forma que possam ser relocados para outros espaços desocupados, reconfigurando assim, novas praças itinerantes. Por fim, a praça também conta com um estacionamento para bicicletas com paraciclos personalizados e lúdicos.
Para Ticiana Rolim, diretora comercial e de marketing da C. Rolim Engenharia, iniciativas como essa fazem parte daquilo que a C. Rolim Engenharia acredita como possível e essencial. “A Praça do Bem é um espaço de excelente qualidade urbana, criativa e educativa, ofertada em um terreno particular, mas que agora estará aberto à comunidade promovendo lazer e convivência na cidade. Ficávamos em torno de um ano e meio com o terreno limpo, pronto para receber o empreendimento, mas sem proveito. Então tivemos essa ideia da praça itinerante para dar utilidade a essas áreas em favor do público em geral, da comunidade. E quando a praça sair desse empreendimento onde atualmente está instalada, ela irá para outro terreno da C. Rolim Engenharia. Dessa forma, teremos sempre um terreno da construtora ocupado por uma praça para uso público. Todos esses locais, inclusive, contarão com um anfiteatro para utilização da comunidade, onde poderão ser realizadas apresentações em geral e oficinas, por exemplo”, afirma Ticiana.
O lançamento da Praça do Bem acontece a partir das 17h, com a realização de diversas atividades, como escultura com balões, pintura facial e apresentações com palhaços. A praça estará aberta ao público todos os dias, das 7 horas às 20 horas.