O programa NET Educação, iniciativa da área de responsabilidade social da NET, traz uma entrevista exclusiva com o ex-ministro da Educação, Renato Janine. O conteúdo poderá ser assistido no canal do YouTube (youtube.com/neteducacao) e no portal NET Educação (www.neteducacao.com.br), a partir do dia 19 de fevereiro.
O ex-ministro traça um panorama geral da educação do Brasil, abordando a importância da Base Nacional Comum Curricular e sua influência nas disciplinas, a relevância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização das novas tecnologias no processo de aprendizado. “Temos que garantir que toda criança possa ter um acesso, de alguma forma, a conteúdos educacionais via tablet ou equivalente”, comenta Janine.
A ocupação das escolas em São Paulo, como forma de protesto, também está entre os assuntos abordados por Janine. Assim como o tema da última prova da FUVEST: utopia. Quando o tema é alfabetização, o ex-ministro ressalta que “o mais importante é ter esse mundo lúdico bem valorizado na infância”.
Renato Janine Ribeiro atuou como ministro da Educação por seis meses e é doutor em filosofia e professor de ética e filosofia política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Em sua visão “a educação é o que pode unir o Brasil. A gente poderia utilizar essa simpatia pela educação, mesmo que muitas vezes seja da boca para fora, para primeiro, exigir que ela seja consistente, e não sejam só palavras, e segundo ponto: para efetivamente atuar”.
SOBRE A NET
A NET, que faz parte do grupo América Móvil, é a maior operadora de serviços convergentes via cabo da América Latina. Presente em mais de 180 das principais cidades e regiões metropolitanas do país (incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Fortaleza e Recife), oferece pacotes de serviços que reúnem TV por assinatura, banda larga, telefonia fixa e celular de forma verdadeiramente convergente.
A NET é líder em TV por assinatura e banda larga no Brasil. Também lidera o crescimento da telefonia fixa, sendo a operadora que mais recebe números portados de outras operadoras.
Através de sua plataforma institucional que tem como assinatura O Mundo é para ser Melhor, a NET apoia e promove Educação, Cultura e Cidadania por meio de projetos e patrocínios. Além de buscar evolução nos indicadores sociais, estes projetos complementam os serviços oferecidos pela NET, conectando os clientes com um universo de diversão, entretenimento e informação, dentro ou fora de casa. Para mais informações, acesse www.net.com.br.