Chegado o mês de junho e com ele um dos períodos mais animados do ano. Festas de padroeiros, quadrilhas, quermesses e muita fartura de comida fazem parte das tradições desse mês. Tantas festividades movimentam, em especial, o comércio de alimentos, envolvendo diretamente os supermercados. No Pinheiro Supermercado, que conta com 11 lojas no Ceará – inclusive no interior do estado, onde as tradições juninas são ainda mais fortes – a expectativa é de 3% de incremento nas vendas em geral em relação a junho do ano passado e crescimento de 10% na venda dos produtos sazonais.
Além da comercialização dos insumos mais comuns nas receitas do período, como milho verde, côco, batata doce, macaxeira, feijão verde, queijo coalho, tapioca, azeite de dendê, entre outros, o Pinheiro Supermercado também adotou estratégias diferenciadas para atrair e fidelizar o seu consumidor nessa época do ano. A rede conta com uma fabricação própria de pães, tortas e cakes, disponibilizando uma variedade de mais de 150 produtos, e nesse período junino agregou novos itens que foram pensados especialmente para esse mês. Entraram na lista de produtos disponibilizados em junho: o bolo de batata, o pé-de-moleque, a cocada e uma receita especial de bolo de milho, fora os produtos que já fazem parte do mix e que prometem ajudar no incremento das vendas desse período, como o bolo de aipim, o pão de coco e o pão caipira.
Além disso, os supermercados do grupo oferecem diariamente refeições e o buffet também teve seus cardápios incrementados com pratos típicos da época, como o “Agarra Marido” (escondidinho de frango à base de creme de milho), o “Cabra da peste” (bolinho de queijo com carne de sol e rapadura), a Maria Isabel, o baião de dois, a paçoca, os chips de batata doce e o vatapá, iguarias que o cliente também poderá optar por levar para consumir em casa ou nas festas da época.
Para o Superintendente Comercial do Pinheiro Supermercado, Alexandre Pinheiro, “valorizar e investir nesses períodos sazonais são estratégias que sempre foram utilizadas pela rede para fidelizar ainda mais a clientela e que ganham mais valor e ênfase no atual momento da economia. A rede também preza em produzir itens que disponham de muita qualidade e atendam à demanda de cada período. Quem não quer encontrar em um único local todos os pratos típicos, produzidos no dia, para a realização da sua festividade? No Pinheiro Supermercado, o cliente encontrará desde os bolos tradicionais desse mês até os pratos que não podem faltar em nenhuma festa junina”, ressalta Alexandre.
Por fim, ao longo do mês, a rede irá apostar ainda em ações de marketing junto ao consumidor, como degustações desses produtos típicos, além de ambientação e decoração das unidades com o tema junino, ornamentadas com bandeirolas e palhas de coqueiro, e com um animado som ambiente.