A Fruit Logística, maior feira de fruticultura do mundo, será realizada em Berlim entre os dias 8 e 10 de Fevereiro. Cerca de 200 pessoas compõem a delegação brasileira presente no evento que, esse ano, pretende receber mais de duas mil empresas de toda a cadeia produtiva de frutas frescas no mundo.
Quatro representantes do Ceará estarão presentes na Fruit Logística esse ano: o Porto do Pecém, a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e os líderes em exportação de frutas frescas no Brasil: Agrícola Famosa e Itaueira Agropecuária. “A Fruit Logística é uma oportunidade de fechar negócios, conhecer novas tecnologias de produção e pós-colheita, além de estreitar a relação com varejistas e distribuidores do setor frutícola de todo o mundo”, ressalta Luiz Roberto Barcelos, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, Abrafrutas, e da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA.
Os fruticultores brasileiros ocuparão 20 stands para expor as seguintes frutas: uva, limão, mamão papaya, melão, laranja, maçã, abacate e diferentes polpas.
Fruticultura no Ceará
O Ceará é um dos líderes em exportações de frutas frescas do Brasil. De acordo com dados da ADECE, em 2016, o setor registrou exportações que somaram US$ 96 milhões. Os maiores destaques são para melão, melancia, banana e mamão.