Mercadinhos São Luiz recebe workshop com produtor do verdadeiro jamón Pata Negra

No evento, Josep Ramón Llorens falará sobre o processo de fabricação dos famosos presuntos da sua marca, Josep Llorens I Fills, e promoverá uma degustação das nobres iguarias espanholas

            Sempre compromissado com a missão de fornecer informação para seus clientes, o Mercadinhos São Luiz promoverá, no próximo dia 24 de janeiro, às 19h um workshop com o presidente do grupo Josep Llorens I Fills, empresa produtora de algumas das mais saborosas iguarias da culinária espanhola, o Jamón Ibérico e o Jamón Serrano, assinados por Josep Ramón Llorens Requena, considerado embaixador desses tesouros espanhóis. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas diretamente com a loja do Mercadinhos São Luiz da Santos Dumont, que receberá o evento, presencialmente ou por telefone. As vagas são limitadas.

No evento, os participantes serão recepcionados com o espumante cava Don Román do produtor Marques de Tomares importado pela Porto a Porto e Casa Flora. Na sequência, Ramón falará sobre a matéria-prima, a alimentação, o processo de cura e a produção limitada dos produtos, que são tão especiais e minuciosos que transformam as peças de presunto em verdadeiras joias da culinária. Os participantes também poderão degustar os variados tipos de presunto produzidos pela Josep Llorens, como o Pernil Serrano com osso 24 meses, o Chouriço Serrano (com e sem pimenta) e com o Presunto fatiado com cura de 24 meses.

Jamóns

O Jamón Serrano, produto imprescindível na culinária espanhola, leva esse nome por ser elaborado em áreas montanhosas, que propiciam excelentes condições para os períodos de cura. Os suínos possuem origem celta (porco branco) e a alimentação não precisa ser apenas a base de bellotas, como no caso do Jamon Ibérico.

 O Jamon Ibérico ganhou o apelido de Pata Negra por ser feito a partir do pernil traseiro dos porcos ibéricos. Os animais são negros, inclusive as patas, e se alimentam exclusivamente da bellota, uma espécie de castanha, produzidas pela árvore azinheira, que leva 100 anos para dar frutos. É essa alimentação, e o fato de eles pastarem livremente pelos bosques de carvalho, que faz toda diferença no produto final, já que a bellota confere à carne uma textura especial e um sabor adocicado sem igual.

Em ambos os casos, o processo de criação, o abate dos porcos, o tempero, o tempo de cura e o modo de servir obedecem a rígidos padrões. Salgado e curado de forma natural e artesanal, cada peça é pendurada para que o excesso de gordura escorra por completo, em um processo que pode durar até 50 meses, nos casos mais especiais.

Josep Llorens I Fills

Do sul da Espanha, mais precisamente da cidade de Andaluzia, onde o clima é muito privilegiado, originam-se algumas das maiores iguarias da culinária espanhola, o Jamón Ibérico e o Jamón Serrano, com a assinatura de Josep Ramón Llorens Requena, proprietário do grupo Josep Llorens I Fills.  O grupo é uma empresa familiar fundada há mais de 35 anos e dedicada exclusivamente à elaboração de jamones e embutidos, tanto ibéricos quanto serranos. Nos últimos tempos, a família soube conjugar os métodos tradicionais com a mais avançada tecnologia para poder abrir novos mercados. Os produtos Josep Llorens são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

SERVIÇO:

Workshop com Josep Llorens

Data: 24 de janeiro

Horário: 19h

Local: Mercadinhos São Luiz Santos Dumont (Av. Santos Dumont, 5625 – Papicu)

Inscrições: gratuitas, pelo telefone 3131.2800 ramal 2130.

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*